Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

 

 

 

Voluntariado, uma atividade ainda pouco exercida pela sociedade

*Priscila Pacheco

Na sociedade contemporânea as pessoas vivem cada vez mais ocupadas. A agitação da modernidade faz com que o homem execute muitas atividades profissionais e estudantis. No entanto, isso não é empecilho para que alguém decida se dedicar a ações solidárias. Mesmo com pouco tempo disponível é possível exercer algum trabalho voluntário. Mas o que é ser voluntário? 

Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário sem esperar nada em troca e, com isso melhorar a qualidade de vida da sociedade.

No Brasil o trabalho voluntário teve início com os religiosos pertencentes à Santa Casa de Misericórdia. Depois também ganhou destaque a Fundação Dorina Nowill para cegos, que tinha o apoio da Cruz vermelha. Segundo pesquisas, atualmente a APAE é o maior movimento social de caráter filantrópico na sua área de atuação.

Todavia, o número de brasileiros que exercem alguma atividade voluntária ainda é muito pequeno, cerca de 8% da população total. Enquanto isso nos Estados Unidos 40% da população total faz trabalho voluntário. Isso parece estranho visto que o povo brasileiro tem fama de ser bastante solidário e, os Estados Unidos passam uma imagem de egocentristas e materialistas. Mas essa diferença brusca deve ocorrer pela falta de educação incentivadora em nosso país. Portanto, o povo brasileiro tem uma essência boa. Entretanto, não é educado para realizar ações voluntárias.

Existem diversas formas e oportunidades de ser um voluntário. O cidadão pode trabalhar em questões ambientais, culturais, filosóficas, educacionais e de segurança. Pode também doar sangue, ler para alguém, coletar livros, brinquedos, alimentos e lixo reciclável. Prestar serviço em alguma instituição (infantil, asilo, hospital etc.). Existe até um projeto de computação científica que consiste em colaborar com trabalhos científicos.

O trabalho voluntário proporciona um crescimento pessoal de inestimável valor. Ajudar o próximo em todas e qualquer ocasião deve ser uma ação presente no cotidiano do ser humano independente de raça, credo ou classe social.

O centro de voluntariado de São Paulo promove palestras muito interessantes que estimulam o voluntariado. Além de explicar o que é este tipo de trabalho o palestrante mostra opções que podem ajudar alguém a escolher qual atividade tem mais afinidade com seu perfil. As palestras são gratuitas e fornecem um certificado. Para participar basta ligar e agendar. O número é: 11-3284-7171. Também é interessante visitar o site www.voluntariado.org.br. Neste portal há informações de muitas instituições que precisam de trabalhadores voluntários.

Sobre Priscila Pacheco – Estudante de jornalismo, atua na Marsi – Assessoria de Imprensa e Comunicação, além de trabalhar como voluntária na ONG Canto Cidadão.