MUSEU DA MÚSICA - ITU RECEBE MOSTRA "SERESTEIROS DE ITU"

Atenção, abrir em uma nova janela. E-mail

MUSEU DA MÚSICA - ITU RECEBE MOSTRA "SERESTEIROS DE ITU"  

O Museu da Música – Itu,em parceria com o SESC, apresenta, até junho de 2012, a mostra cultural "Seresteiros de Itu", que relata a histórias das práticas de seresta e serenata na estância turística, por meio de painéis, instrumentos musicais, gravações, fotos e textos, com entrada gratuita.

A exposição reúne a trajetória das serestas ituanas, desde Tristão Jr. (1880 – 1935), primeiro compositor do gênero na cidade, por meio de relatos de sua filha e familiares, e também com notícias de jornais, grupos seresteiros de Itu, compositores e literatura a respeito do tema.

Os pesquisadores do Museu da Música – Itu levaram cerca de seis meses levantando informações no próprio acervo, reuniram entrevistas, notícias de jornais e relatos para compor a mostra, que conta com apoio do Instituto Cultural de Itu, do SINCOMÉRCIO – ITU e da Protur – Itu.

Além da mostra, o SESC realizará uma série de serestas, ao longo do período. Paralelamente, serão realizadas ações educativas com estudantes de escolas públicas, permitindo que os jovens tenham acesso ao conteúdo da exposição e ampliem seu universo sonoro e cultural.

O Museu da Música – Itu é associado da Prótur – Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo da Estância Turística de Itu e, ao lado da entidade, promove uma série de atividades para manter e resgatar a cultura da cidade.

Sobre o Conjunto de Serestas Tristão Jr.

O Conjunto de Serestas Tristão Jr. apresentou-se pela primeira vez em janeiro de 1990, durante a primeira Semana Tristão Júnior, o que continuou fazendo nos anos seguintes. Atualmente sua formação é composta por flauta, clarinete (eventualmente sax alto), contrabaixo e violão. Seu repertório básico é integrado por valsas, tangos brasileiros, choros, schottishs, polcas, maxixes e outras peças seresteiras, com obras de compositores como o próprio Tristão Júnior e Zequinha de Abreu, Antenógenes Silva, Patápio Silva, A. Marino, Pixinguinha, Chico Buarque, Zequinha Marques, Henrique Castellari, Silvestre Pereira de Oliveira, Nabor Pires Camargo, Erothides de Campos e os ituanos Ignez Silveira Lepsch e  Tabajara Santos.

É formado por Célia Trettel (violão), Tabajara dos Santos (clarinete, saxofone, compositor e arranjador), Gilmar de Campos (flauta), Vinícius Gavioli (flauta), Rubens Garcia (contra-baixo).

Serviço

Mostra "Seresteiros de Itu" e Seresta – Conjunto Tristão Jr.

Até maio de 2012

Rua Floriano Peixoto, 480, Centro – Itu

Entrada Gratuita

Mais informações   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou telefone 4022-1248

 

terceira idade, idosos, senior, melhor idade,velhice