Resiliência – Crescer através do Sofrimento

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Lançamentos

LIVRO

Resiliência – Crescer através do Sofrimento

Livro nos mostra a aquisição da resiliência e do Coping no estresse do luto na velhice

 

 

 

 

Nos tempos atuais há uma tendência de negar o sofrimento e a dor. Isso deságua na alienação, tratada com medicamentos e tranquilizantes, adquiridos com relativa facilidade no mercado. Como é possível aprender, enfrentar e vencer - com sabedoria - esses momentos estressantes? Superar o estresse da perda, da doença ou do luto é emergir com um EU mais resistente, mais forte, ou seja, com humildade, fé e perseverança, pode-se atravessar o caminho doloroso do sofrimento. Os idosos que souberam enfrentar a dor, com coragem, podem ser considerados verdadeiros sábios, porquanto conseguiram enxergar, além da superfície, o sofrimento profundo que tiveram de vivenciar. Esse é o caminho que conduz, finalmente, a uma integração de corpo, mente e espírito, o que pressupõe o enfrentamento dos rigores do treinamento frequentemente impostos pela mais exigente mestra: a vida.

Na obra o leitor terá a oportunidade de conhecer o que é resiliência, tema muito usado na área da psicologia, educação e saúde. Em outras palavras pode significar a superação e adaptação às diversidades e problemas enfrentados no dia-a-dia das pessoas, em especial, na fase da Terceira Idade, onde ocorrem recomeços e mudanças significativas.  Através de estudos biográficos e estudo de casos, a autora mostra o que é a resiliência de maneira clara e sucinta. Descreve os acontecimentos, o como agir diante deles, adaptando-se ou enfrentando-os conscientemente, em busca de um novo viver. Uma obra que pode ser adotada para uso pessoal, acadêmico e mesmo como presente para as pessoas a quem gostamos. 

Sinopse: A dor teria algum sentido? Por que sofremos? Através do estudo biográfico de alguns pensadores famosos (Françoise Dolto, Carl Gustav Jung, Viktor Frankl) e quatro estudos de casos, a autora descreve situações de perdas e lutos desses personagens, onde o horizonte existencial parecia totalmente bloqueado. Estas situações promovem perturbações do ritmo de vida e mesmo - ou sobretudo - nos valores que norteiam estas existências. O que em linguagem popular parece soar como advertência: a dor ensina a gemer! Mas, quais são esses mecanismos de enfrentamento da situação? O que pode reforçar essa auto defesa e, em alguns casos, de auto preservação? A autora convoca os conceitos de resiliência e coping para mergulhar profundamente na busca de respostas. Dessa imersão, feita de forma criteriosa e sem pieguismos, pode-se afirmar que a dor, a perda e o luto, são formas – por vezes inesperadas – de fortalecer a crença que apesar das intempéries e barreiras, a vida pode ser um belo espetáculo de esperança.

Palavra da autora sobre a obra: “O interesse pelo tema surgiu da minha experiência como professora do curso “Alegria de Viver”. Convivendo com alunos idosos, a maioria deles com mais de 70 anos e vivenciando perdas e lutos, decidi aprofundar os conceitos de resiliência e de coping na velhice, sobretudo no momento da perda, da dor e do luto. Nesses vinte anos de experiência, pude observar que o ciclo da velhice é o mais longo da vida. Essa faixa etária é pontuada por alguns eventos estressores, os mais variados: a aposentadoria com consequente perda do espaço profissional e a perda econômica. Há, igualmente, mudanças na estrutura familiar, ausência dos filhos adultos, que casam ou saem de casa, a morte de familiares e amigos, algumas limitações de ordem física ou psíquica e até mesmo o medo da morte. Esses fatores estressantes podem suscitar comportamentos diversificados. Alguns idosos sentem-se tão gravemente impotentes, tão arrasados, que quase desistem de viver, iniciam um processo de desinvestimento em si próprio e abdicam do direito de decidir e administrar os acontecimentos. Esse comportamento leva o idoso a uma autodestruição, acentuando o processo do envelhecimento, em alguns casos, acompanhado da doença de Alzheimer, comenta Zilma.
 
Ficha Técnica:
Título: Resiliência – Crescer através do Sofrimento
Autora: Zilma Gurgel Cavalcante
Editora: Cia. dos Livros Editora
N. de páginas: 144
ISBN: 978-85-63163-38-7
Valor Sugerido: R$ 34,90