Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Saúde

Começou a campanha para vacinar 5,3 milhões de paulistas contra a gripe

A partir do dia 5 de maio, idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, indígenas e profissionais de saúde serão imunizados gratuitamente em todo o Estado

 Para garantir abrangência da imunização, a campanha, que acontecerá até 25 de maio em todo o Estado, contará com mais de 7 mil postos de vacinação, entre fixos e volantes, além de 3,5 mil veículos, 32 ônibus e cinco barcos. Ao todo serão 41,6 mil profissionais da área da saúde, estaduais e municipais,?envolvidos na ação.

Os postos de saúde fixos ficarão abertos das 8h às 17h. Na capital as salas de vacina das rodoviárias do Tietê e da Barra Funda também abrirão aos sábados e domingos, das 8h às 20h. Em razão da reforma em sua sala de vacinação, o Instituto Pasteur, na avenida Paulista, não participará da campanha deste ano.

"Vale esclarecer que a vacina não provoca, de maneira nenhuma, gripe em quem tomar a dose, pois é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção. A imunização contra a gripe é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da doença, a exemplo de pneumonias", afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.