Esclerose

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Saúde

 

Esclerose Múltipla:

doença desconhecida e silenciosa que atinge mais de 30 mil brasileiros tem atendimento  realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS)


Segundo a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) há mais de 30 mil portadores da doença, com maior predominância entre mulheres com idade entre 20 e 40 anos, porém pode ocorrer em crianças e indivíduos com faixa etária maior. A Esclerose Múltipla apresenta sintomas inespecíficos e que podem ser confundidos com qualquer doença neurológica. Um dos principais sintomas predominantes não específicos é a neurite óptica, inflamação do nervo óptico representado pelo nervo que transporta luz e imagens visuais da retina para o cérebro, ou seja, perda da visão.

Uma substância gordurosa, chamada Mielina, forma uma bainha que envolve e protege as fibras nervosas do Sistema Nervoso Central, o que torna possível a rápida condução de impulsos. No entanto, qualquer dano ou destruição desta bainha interfere na transmissão do impulso nervoso, que pode causar diminuição da sensibilidade, bem como dificuldade para caminhar e ausência da coordenação motora.

Contudo, estes sinais são transitórios no início da doença, e duram apenas alguns dias. O diagnóstico final só acontece quando há recorrência dos sintomas. Segundo o professor titular em neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Faculdade Santa Casa de São Paulo, Dr. Charles Peter Tilbery, a Esclerose Múltipla é multifatorial. Em muitos casos, o paciente já possui uma determinante genética, com algum vírus desenvolvido na infância, que é capaz de ficar alojado no organismo e mais tarde desencadear uma reação imunológica.

"A Esclerose Múltipla pode ocorrer também pelo fato de o indivíduo morar em locais distantes da Linha do Equador, portanto, com baixa insolação, bem como o excessivo uso de vacinas e antibióticos industrializados que contribuem para que possamos ficar susceptíveis à doença", ressalta o especialista.

O neurologista acrescenta ainda que 30% dos pacientes têm o diagnóstico somente depois de três anos. "Se o indivíduo estiver viajando, tem uma perda visual súbita e depois de dois ou três dias, o sintoma desaparece. Esta pessoa não se dá conta de que essa perda pode ser o primeiro indício da de Esclerose, porém deixa passar despercebidamente", exemplifica.

Prevenção e Tratamento

Por se tratar de uma doença crônica, a Esclerose Múltipla não tem cura, contudo, o tratamento é feito à base de remédios específicos que são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O doutor Tilbery reforça que o diagnóstico precoce é de suma importância, uma vez que não existe prevenção para a tal enfermidade.

"Há indícios de que a vitamina D pode ser utilizada como tratamento, mas essa não é uma verdade científica. Se existe a suspeita de esclerose, o paciente deve procurar um neurologista que tenha vivência na doença, além de não se automedicar com base em assuntos divulgados na internet", enfatiza o médico.

A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo tem o primeiro Centro de Atendimento e Tratamento de Esclerose Múltipla (CATEM) da América Latina, pertencente à disciplina de neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Fundado em 1997, o local foi construído com o intuito de reunir pacientes portadores da doença em programas terapêuticos e de reabilitação física e psíquica em prol da melhor qualidade de vida. Somado a isso, são desenvolvidos projetos, cursos, atividades intensas, testes de novos medicamentos vindos de vários países, entre outras ações.

Serviço:
Centro de Atendimento e Tratamento de Esclerose Múltipla (CATEM)
Local: Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 112, 3º andar do pavilhão Conde Lara
Telefone: (11) 2176-7232
Horário de Funcionamento: De segunda à sexta-feira das 8 às 12 horas
Obs.: O atendimento é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

Sobre a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo: Tradicional instituição de medicina, desde 1963, completará 50 anos em 2013. Atualmente, oferece também graduação em enfermagem e fonoaudiologia, além de vários cursos de especializações, mestrado e doutorado na Pós-Graduação. Em sua infraestrutura, apresenta importantes laboratórios como de Anatomia, Imunologia, Microbiologia, Farmacologia, Bioquímica, Técnica Cirúrgica, Fisiologia, Biologia Molecular, Cirurgia Experimental, Centro de Simuladores, além de ambulatórios, enfermarias e Centros Cirúrgicos do Hospital da Santa Casa conveniado com a Faculdade. Visite o site:

 

www.fcmscsp.edu.br