acupuntura estética

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Acupuntura e medicina estética: casamento perfeito

A acupuntura estética é utilizada no Brasil desde o final da década de 70, quando os primeiros médicos começaram a estudar e a aplicar a acupuntura no nosso país. Desde então, a técnica vem sendo aprimorada. As principais indicações são rugas, flacidez, acne, manchas, celulite, gordura localizada, estrias, pele oleosa ou seca, queda de cabelo e emagrecimento. Em geral, a acupuntura estética é indicada quando não há grande excesso de pele ou de gordura.

 

A acupuntura atua no tratamento estético promovendo a saúde da paciente através de seu equilíbrio energético. Não apenas ameniza a ruga, mas o que contribui para a existência da ruga. Durante a consulta, o médico acupunturista questiona quais problemas de saúde e emocionais a paciente apresentou desde o nascimento, características de sono, intestinais, alimentares, dentre outros. A partir daí, faz o diagnóstico da medicina ocidental e da medicina tradicional chinesa e propõe o tratamento. Essa é a parte mais importante do tratamento, pois é a que vai atacar a causa do problema, tornando os resultados duradouros.

As pacientes são predominantemente mulheres, como em toda área de estética, mas já há procura por parte de homens. Geralmente são pessoas que querem se cuidar, desejam resultados, mas com tratamentos mais naturais, sem muita intervenção química ou que as afastem das atividades diárias.

Sempre oriento as pacientes em relação ao tipo de alimento a ser consumido, como devem ser preparados,  quais produtos devem utilizar na face ou no corpo, qual tipo de atividade física é mais indicado. As orientações devem ser individualizadas. O que é bom para um pode ser péssimo para o outro.

É interessante notar como ao longo do tratamento as pacientes passam a se cuidar mais, tanto na aparência quanto em relação à saúde. Tornam-se mais autoconfiantes e com brilho nos olhos!

Fonte: Dra. Sley Tanigawa Guimarães, médica acupunturista, membro do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAESP) e fundadora do Ambulatório de Acupuntura Aplicada à Estética da Associação Médica Brasileira de Acupuntura