Mutirão

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Mutirão da Memória

Núcleo de Envelhecimento Cerebral (NUDEC) realiza Avaliação da Memória em 200 pessoas gratuitamente em mutirão no dia 3 de outubro

O objetivo desta ação promovida pelo NUDEC é a detecção precoce de Comprometimento Cognitivo Leve (CCL)

O Núcleo de Envelhecimento Cerebral (NUDEC), da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), que realiza pesquisas em torno do envelhecimento ativo e saudável, promove no dia 3 de outubro, das 9h às 15h, um grande Mutirão da Memória, no estacionamento da Universidade Federal de São Paulo. Em torno de 15 médicos realizarão gratuitamente, em aproximadamente 200 pessoas acima de 50 anos, uma avaliação da memória, que segue padrões internacionais. O atendimento será realizado por ordem de chegada.

Os profissionais do NUDEC entrarão em contato com os participantes que forem diagnosticados com problemas de memória; estes serão encaminhados para uma avaliação cognitiva completa.

O objetivo deste mutirão é a identificação precoce da perda significativa de memória e de outras funções cognitivas - como, por exemplo, atenção, linguagem e raciocínio – sem haver o comprometimento das atividades cotidianas da pessoa. Estas alterações podem indicar Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) que pode levar à Doença de Alzheimer (DA) e outras demências.

Durante a ação coordenada pelo Dr. Paulo Bertolucci, professor de neurologia da UNIFESP, os profissionais alertarão os participantes sobre a importância de procurar um médico assim que perceberem lapsos de memória mais frequentes.

Sobre a perda de memória e a importância da detecção precoce

Muitas pessoas acham normal a perda de memória no decorrer da vida, especialmente para os que já passaram da meia-idade. Então, por ser considerado algo comum muita gente não vai ao médico investigar o que está acontecendo. Entretanto, a perda de memória não faz parte do processo natural de envelhecimento e em alguns casos pode ser sinal de algo mais sério, como a DA, por exemplo. “Quanto mais cedo for feito o diagnóstico da Doença de Alzheimer e iniciado o tratamento, melhores serão os resultados. Os sintomas não deixarão de existir, mas é possível estabilizá-los”, alerta Bertolucci.

Serviço

Mutirão da Memória

Local: Estacionamento da Universidade Federal de São Paulo/ UNIFESP (Entrada pela Rua Botucatu, 862 – Vila Clementino)

Data: 3 de outubro

Horário: Das 9h às 15h

Público-alvo: Adultos acima de 50 anos