Asma

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

ASMA MATA 3 PESSOAS POR DIA NO BRASIL

 

Campanha da GINA NO BRASIL alerta sobre os perigos da doença e mostra que informação correta é melhor forma do país erradicar mortes e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

 

 

A asma, inflamação crônica das vias respiratórias, mata 3 pessoas por dia no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. A doença é a terceira maior causa de internação nos hospitais públicos – situação que tende a se agravar com a chegada do inverno. A organização Iniciativa Global Contra Asma no Brasil (GINA no Brasil) lança campanha para erradicar as mortes provocadas pela doença no País. "São mortes que poderiam ser evitadas", afirma o pneumologista do Hospital das Clínicas Rafael Stelmach, coordenador da GINA no Brasil e um dos principais especialistas no assunto.

A principal arma para se combater as mortes é a divulgação de informações corretas sobre a doença, que atinge 20% da população brasileira. Um dos mitos sobre a doença é que se deve tratar a doença somente em casos de crise. Pode ser tarde demais. Como a asma é uma inflamação crônica das vias respiratórias, o tratamento preventivo é fundamental para evitar as mortes.

"Está em nossas mãos conscientização sobre a doença", diz o médico, repetindo o mote da campanha. Para alertar a população em geral, e a classe médica em particular, a GINA está lançando, ao longo de cinco meses, uma série de vídeos informativos, posts, gif e tesaers que podem ser acompanhados pelas redes sociais da organização.

LINK P/VIDEOS INFORMATIVOS

https://www.facebook.com/GINAnoBrasil/videos

 

SOBRE GINA NO BRASIL

Iniciativa Global Contra Asma (GINA) é uma ONG internacional, com sede no Canadá. No Brasil, é formada por profissionais de saúde voluntários que pretendem divulgar o conhecimento sobre asma entre profissionais de saúde que atuam no tratamento da doença, além de oferecer aos pacientes e seus familiares acesso a importantes informações que lhes auxiliem no controle da doença.

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE ASMA

As respostas foram tiradas dos vídeos disponibilizados pela GINA no Brasil. Os médicos especialistas são voluntários que fazem parte da organização. Os vídeos podem ser acessados neste link: https://www.facebook.com/GINAnoBrasil/videos

O que é asma?

Asma é o nome científico para uma inflamação crônica das vias respiratórias. É uma doença que não tem cura pela sua origem alérgica e familiar; por isso, precisa ser acompanhada e tratada por toda a vida do paciente.

VIDEO: link dr. Rafael Stelmach

https://www.youtube.com/watch?v=teK4W2IWjy4

Quais são os principais sintomas?

Os principais sintomas são a falta de ar, chiado no peito, aperto no peito, tosse seca ou repetida. Muitas vezes, pode ser confundida com gripes mal curadas ou bronquites simples.

O que causa a asma?

A doença não tem uma causa única. Mas pode ter origem alérgica (ácaro, perfume, mofo, poluição pode agravar os sintomas) e familiar (se algum parente for diagnosticado com asma, as chances de alguém da família ter a doença é maior). "Há casos de asmáticos que nasceram com a doença, mas só descobrem na vida adulta", afirma o pneumologista Rafael Stelmach.

Asma tem cura?

Assim como diabetes, a asma não tem cura. O mais comum é o paciente ter a doença e não saber. Por isso, é importante fazer o diagnóstico quanto antes para realizar o tratamento adequado. Três pessoas morrem por asma no Brasil todos os dias.

Quais são os tratamentos?

A asma é tratada de acordo com sua gravidade (leve, moderada e grave). Os casos mais graves são pessoas que sentem os sintomas da doença de forma persistente, ao menos uma vez por semana. Nesses casos, recomenda-se o uso de antiinflamatórios (classe dos corticóides), que geralmente também são administrados em forma de bombinha. Já os pacientes com crises esporádicas só necessitam controlar os sintomas com os broncodilatadores, que são contra-indicados apenas para pessoas com doença cardíaca. Sempre consulte seu médico, pois o tratamento necessita de acompanhamento.

O asmático pode ter vida normal?



Se o paciente fizer o tratamento adequado, ele pode ter uma qualidade de vida praticamente normal, chegando inclusive a ser um atleta olímpico, como os nadadores Gustavo Borges e Fernando Scherer.

Grávidas podem tomar remédios?

A asma não poupa nenhuma das idades e nem os ciclos da vida. Em 70% dos casos, as grávidas que já eram asmáticas, continuam com os sintomas da doença durante a gestação. "Caso a asma não esteja bem controlada, os bebês podem nascer com baixo peso ou prematuras", afirma o pediatra Paulo Carmargos. As grávidas podem continuar usando os medicamentos, que praticamente não apresentam riscos para o feto.

Qual a relação da asma e rinite?

Geralmente, a rinite (inflamação na mucosa do nariz) e a asma estão associadas. Cerca de 80% dos asmáticos tem rinite (causa, espirros, coceira no nariz, obstrução nasal e secreção). As duas doenças são inflamatórias e tem causas parecidas. "Quem não tratar a rinite pode agravar a asma", afirma o alergista Fábio Morato Castro, do Hospital das Clínicas.

Asma piora no inverno?

Tempo seco, aumento da umidade, poluição podem irritar os brônquios de portadores de asma. No Brasil, mesmo no Norte e Nordeste, o período de outono e inverno, de abril a setembro, mostra um aumento das internações e mortes por asma. "É recomendável fazer uma visita ao médico para ajustar o tratamento para esta época do ano", afirma a pediatra Zuleid Dantas Mattar.

Fonte: GINA no Brasil

NÚMEROS DA ASMA NO BRASIL

3 mortes por dia no Brasil

20% da população brasileira apresenta sintomas de asma

3º maior causa de internação

300 milhões de pessoas com asma no mundo*

Fonte:

Ministério da Saúde (DATASUS)

*OMS