Teatro-peça de Toshiki Okada, com entrada gratuita

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

'Nós, os outros ilesos'

O espetáculo apresenta a dramaturgia contemporânea japonesa, abordando questões sobre a felicidade e a alteridade

de 16 a 26 de agosto de 2017 - Entrada Gratuita

 

Depois de apresentações em Cubatão e Santos, Nós, os outros ilesos, primeira montagem de um texto de Toshiki Okada (1973) no Brasil, chega a São Paulo para uma curta temporada entre os dias 16 e 26 de agosto, às quartas e sextas-feiras. A montagem fica em cartaz na Oficina Cultural Oswald de Andrade, localizada no bairro do Bom Retiro.

Em cena, os atores Fernanda Raquel, Lúcia Bronstein, Rodrigo Andreolli e Rodrigo Bolzan, ganhador do Shell em 2012, se revezam entre personagens e narradores, alternando esses papéis o tempo todo, com direção de Carolina Mendonça.

Nós, os outros ilesos é contemplado pelo Proac 01/2016 e inaugura o teatro de Toshiki Okada em palcos brasileiros. Com realização do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura, conta com o apoio da Fundação Japão, Poiesis, Oficina Cultural Oswald de Andrade e Cooperativa Paulista de Teatro.

A montagem

Nós, os outros ilesos retrata as apreensões da classe média às vésperas de uma importante eleição, por meio de um casal prestes a se mudar para um apartamento em um arranha-céu recém-construído.

A história parece muito simples, mas é entremeada por pensamentos e dúvidas acerca dos modelos de vida que geralmente se impõem.

Em cena, um marido, uma esposa, uma amiga, um homem desconhecido e outro ferido fazem emergir questões fundamentais em nossos dias, como o imperativo da ideia de felicidade, o medo diante do desconhecido, a precariedade das relações sociais e a ansiedade em relação ao futuro.

Toshiki Okada

Dramaturgo e escritor, Toshiki Okada é também diretor do grupo Chelfitsch, um dos mais importantes do Japão. Sua obra é marcada por uma linguagem extremamente coloquial, mas por vezes de um estranhamento da norma gramatical, que nos dá a oportunidade de conhecer um pouco da dramaturgia contemporânea japonesa, tão rara em nossos palcos.

Nós, os outros ilesos foi escrita em 2010, logo após as eleições que mudaram o rumo político no Japão, colocando em cena questionamentos acerca da felicidade e seus modelos, deixando evidentes as diferenças culturais  e de modos de existência entre as duas nações.

Realização

Governo do Estado de São Paulo

Secretaria de Cultura

 

Apoio

Fundação Japão em São Paulo http://fjsp.org.br/

Poiesis

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Cooperativa Paulista de Teatro.

 

Ficha técnica

Dramaturgia: Toshiki Okada

Tradução: Rita Kohl

Direção: Carolina Mendonça

Atores: Fernanda Raquel, Lúcia Bronstein, Rodrigo Andreolli e Rodrigo Bolzan

Cenografia: Theo Craveiro

Criação de som: Miguel Caldas

Criação de luz: Alessandra Domingues

Figurinos: Ozenir Ancelmo

Produção: Fernanda Raquel

Assistência de produção: Jussara Bracco

Arte Gráfica e fotos: Theo Craveiro

 

Nós, os outros ilesos

Data: de 16 a 26 de agosto de 2017 | quartas, quintas e sextas-feiras, às 20h | sábados, às 18h

Capacidade: 30 lugares

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade

Endereço: Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro

Telefone: (11) 3222-2662

Ingressos: Gratuitos (Retirada do ingresso 1h antes do espetáculo)

Duração: 50 minutos