Casa EM

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

 

“Casa da Esclerose Múltipla”
simula os desafios de quem convive com a doença

 

Instalada no Parque Mario Covas- Av Paulista, a casa está aberta à visitação de 23 a 30 de agosto de 2017

Criada para levar informação e mostrar como é o dia a dia de uma pessoa com a doença, a “Casa de Esclerose Múltipla”, é um espaço idealizado pela Merck,  para fortalecer as ações do Agosto Laranja, mês que marca a luta e conscientização da EM.

 

 

 

“Os sintomas da esclerose múltipla têm usualmente início subagudo, e a piora máxima dos sintomas podem acontecer em dias a semanas. Eles variam de pessoa para pessoa, mas pode haver alterações da sensibilidade no corpo, perda de força em algum lado do corpo, bem como dificuldade de coordenação e da alteração da visão”, explica Dra. Raquel Vassão, médica com foco de atuação em neuroimunologia. “Poder vivenciar os sintomas ‘na pele’, é uma forma muito eficaz de aumentar a informação sobre a doença, permitindo que as pessoas identifiquem mais cedo os sinais e que os pacientes e seus familiares lidem melhor com a EM”, explica a especialista. “A informação também é importante para mostrar que existem opções de tratamento disponíveis para controlar a doença e que hoje a qualidade de vida é algo possível aos pacientes”.

 

Para garantir uma experiência imersiva, a “Casa da Esclerose” é dividida em três espaços que simulam os de uma casa, onde o visitante poderá vivenciar os sintomas, limitações e desafios das pessoas que sofrem desta doença. Confira as principais atividades de cada espaço:

1.Sala de estar

Realidade Virtual: um equipamento de realidade virtual te ajuda a “entrar” no cérebro de uma pessoa com EM para entender como a doença acontece e algumas das sensações que ela provoca.

Confusão Mental: o teclado do computador tem as teclas trocadas para simular como é difícil para uma pessoa que sofre de EM escrever coisas simples;

 

Conforto a mais: Pretende simular o cansaço excessivo e as dificuldades que uma pessoa que sofre de EM tem ao levantar-se de uma poltrona.

 

Livro da Alice: É um livro que tem o primeiro capítulo repetido por toda a sua extensão, demonstrando as dificuldades de concentração;

 

O vórtex: A tela de LCD passará um filme de um vórtex hipnótico com o objetivo de simular vertigens, um dos sintomas da EM;

 

 

2. Cozinha

Livro de Culinária: Neste livro, o tempo para o preparo das receitas é maior que o usual, pois pessoas com EM podem sofrer com problemas cognitivos.

 

Mãos Instáveis: A bandeja e canecas são mais pesadas que o normal, para simular o desequilíbrio e o peso excessivo que é sentido pelos pacientes.

 

Mudanças climáticas: Ao abrir a geladeira, as pessoas sentem um bafo de ar quente que vem de seu interior. Pessoas que sofrem de EM tendem a ver os seus sintomas piorarem quando submetidas a grandes diferenças de temperatura

3. Banheiro

Visão Turva: As altas temperaturas podem agravar os sintomas das pessoas que sofrem de EM. Por isso, o espelho demonstrará como a capacidade de visão pode ser afetada após um banho quente.

 

Veja por onde anda: Tem por objetivo similar as dificuldades ao caminhar e a manutenção do equilíbrio;

O “tour” completo pela casa leva cerca de 10 minutos e promotores especializados em EM são monitores da visita.

 

Serviço:

 

Data: 23 a 30 de agosto

Local: Parque Mário Covas | Entrada mais próxima da casa pode ser feita em frente ao Nº1873 da Alameda Santos. São Paulo/SP

Horário: 9h às 18h

 

No link você verá associações de EM

http://abem.org.br/abem/associacoes-de-esclerose-multipla-2/

Sobre Esclerose Múltipla

 

A esclerose múltipla (EM) é uma doença crônica e inflamatória do sistema nervoso central, de natureza neurológica não traumática, incapacitante, apresentando maior incidência em adultos jovens. Estima-se que aproximadamente 2,3 milhões de pessoas em todo o mundo têm EM. Embora os sintomas possam variar, os comuns incluem visão turva, dormência ou formigamento dos membros e problemas com força e coordenação. As formas reincidentes de EM são as mais comuns.

Sobre a Merck

A Merck é uma empresa de ciência e tecnologia líder nos setores de Cuidados com a Saúde, Life Science e Performance Materials. Cerca de 50 mil funcionários trabalham para desenvolver tecnologias que melhorem e aumentem a vida - de terapias com biofarmacêuticos para tratar o câncer ou esclerose múltipla, sistemas de ponta para a pesquisa científica e de produção, a cristais líquidos para smartphones e televisores LCD.

Em 2016, a Merck obteve faturamento de € 15 bilhões em 66 países. Fundada em 1688, a Merck é a empresa farmacêutica e química mais antiga do mundo. A família fundadora continua a ser a acionista majoritária do grupo de empresas de capital aberto. A Merck detém os direitos globais do nome e da marca da Merck em todo o mundo, exceto no Canadá e nos Estados Unidos, onde a empresa é conhecida como EMD Serono, EMD Millipore e EMD Performance Materials. Para saber mais, acesse www.merck.com.br ou siga a Merck no Facebook.