Cinema ao ar livre

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Cinema ao ar livre:

Casa das Rosas exibe filmes em película 16mm de cineastas japoneses

As exibições são gratuitas e contam com o apoio da Fundação Japão

Dias 5 e 19 de setembro as 19 h


 

A Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promoverá a mostra Oriente Próximo - Retrospectiva de cinema japonês, com sessões de filmes japoneses em película 16mm.  As exibições acontecerão às terças-feiras, às 19h, nos dias 5 e 19 de setembro.

Nas exibições, que contam com o apoio da Fundação Japão, estão obras de diretores consagrados: A luta solitária (1949), de Akira Kurosawa, Contos da lua vaga (1953), de Kenji Mizoguchi, Fim de verão (1961), de Yasujiro Ozu e Honra de Samurai (2006), do diretor Yoji Yamada.

Além dos filmes japoneses, o local também apresentará o seu já tradicional Jardim Paradiso, com a exibição de adaptações cinematográficas de clássicos da literatura brasileira. No dia  14 de setembro, respectivamente, será exibido  Sagarana, o duelo (1974), releitura dirigida por Paulo Thiago da obra de Guimarães Rosa.

Oriente Próximo - Retrospectiva de cinema japonês

 

Fim de verão (5/9) é um retrato da família Kohayagawa, proprietária de uma pequena fábrica de saquê no Japão do pós-guerra. A filha mais nova, Noriko, está à espera de um casamento arranjado e, enquanto isso, ajuda a cunhada Akiko, viúva, a procurar um homem para se casar novamente. O filme analisa as diferenças entre o velho e o novo durante as transformações econômicas sofridas pelo Japão durante o Plano Marshall, no pós-guerra, além de refletir sobre a possibilidade de conciliar desejos e sentimentos.

Por fim, em Honra de Samurai (19/9), Shinnojo, samurai de classe inferior, é o novo provador de comida em seu clã. Acidentalmente, come um peixe envenenado e perde a visão, sendo obrigado a renunciar ao cargo. Deprimido, Shinnojo tenta se matar e só encontra conforto na devoção e lealdade de sua esposa, Kayo. Incapaz de trabalhar, ele pede a Kayo que vá até o administrador da província, Toya Shimada, pedir ajuda. Quando descobre que ela está o traindo com Shimada, o samurai expulsa a mulher de casa e se prepara para enfrentar o homem em um duelo.

Sobre a Casa das Rosas

A Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta, na década de 1950.

Gerenciado pela Poiesis, o local promove uma intensa programação de atividades gratuitas, como realiza exibições gratuitas de filmes em seu jardim, oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais, entre outros.

Uma das últimas construções originais da Avenida Paulista, o museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade tais como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SERVIÇO

Oriente Próximo: Retrospectiva de cinema japonês | Terças, às 19h

 

5 de setembro | Fim de Verão (1961) | Livre | 103 min

19 de setembro | Honra de Samurai (2006) | 14 anos | 121 min

Jardim Paradiso | Quintas, às 19h

 

14 de setembro | Sagarana, o duelo (1974) | 16 anos | 100 min

Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 - próximo à estação Brigadeiro do metrô.

Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).

 

 

Telefone: (11) 3285-6986 | (11) 3288-9447 | www.casadasrosas.org.br