Pedaleiros

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Pedaleiros inicia nova temporada e chega pela primeira vez a São Paulo

Projeto que leva pessoas com deficiência visual para pedalar acontecerá no dia 16 de setembro, no Parque Villa Lobos, com participação gratuita


Uma plataforma de entretenimento, integração e saúde para pessoas que enxergam e que não enxergam. É com essa mesma proposta que o Pedaleiros – projeto que oferece aos deficientes visuais a experiência de andar de bicicleta – inicia sua nova temporada, desta vez, com uma novidade: a realização da primeira etapa em São Paulo. O evento acontece no dia 16 de setembro, no Parque Villa Lobos. Gratuita, a iniciativa tem quatro horas de duração, das 10h às 14h. O objetivo é ocupar os espaços públicos com uma atividade lúdica e divertida, levando amor, carinho e respeito a todos.

Iniciado em dezembro de 2015, o projeto já realizou nove etapas e levou mais de 1.200 pessoas com deficiência visual para pedalar em diferentes lugares do Rio de Janeiro, impactando mais de 40 mil pessoas em seus eventos.

Sem fins lucrativos, Pedaleiros tem base em uma das principais dificuldades dos deficientes visuais: a mobilidade. Entendendo que a saúde dessas pessoas merece essa atenção e com a preocupação de melhorar a qualidade de vida delas, o projeto busca trazê-las para o convívio social e propiciar um momento único de liberdade, além de impactar aqueles que as cercam. Na iniciativa, Pedaleiros Guias, capacitados por meio de treinamento, usam bicicletas no formato tandem para fazer o passeio com os Pedaleiros (pessoas com deficiência visual) e descrevem todo o percurso. Pessoas sem deficiência visual também podem desfrutar da sensação, fazendo o passeio vendadas.

O projeto desempenha um papel simbólico, sensibilizando tanto os que não enxergam quanto os que enxergam. O que se percebe é que a experiência de sentir o vento no rosto ao andar de bicicleta transcende a atividade em si.

Criado pela NOVO TRAÇO, Pedaleiros conta com a farmacêutica EMS como mantenedora e apoio da Localiza, Multiplan e do Ministério do Esporte, Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

SERVIÇO

Pedaleiros em São Paulo

Quando: Sábado, 16/9

Onde: Parque Villa Lobos: Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001. Alto dos Pinheiros

Horário: 10h às 14h

Participação: Gratuita

Mais informações: https://www.facebook.com/projetopedaleiros