Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Aceite outros pontos de vista
Sergio Savian

Quanto esforço! Quanta energia jogamos fora ao defendermos com unhas e dentes nosso próprio ponto de vista!

Conheço algumas mulheres que ficam magoadas porque os namorados não dão a atenção que elas gostariam de receber.  Ficam bravas e brigam. O rapaz diz que mais tarde estará disponível, mas ela não entende. Quer do seu jeito, quer pra já. Ao aceitarmos os fatos e as circunstâncias da maneira que se apresentam, muito sofrimento é evitado.

Assisti na TV a história de um homem na Bahia que vive na mesma casa com duas mulheres e quatro filhas. À primeira vista parece-nos impossível administrar dois amores de forma tão próxima e transparente. Mas abrindo mão de um ponto de vista convencional, quem viu a reportagem percebeu que a família entrevistada vive com muita harmonia e respeito de uns pelos outros. As mulheres são amigas entre si, cuidam muito bem das meninas e o pachá tem muito amor para dar a todas elas. Difícil acreditar na veracidade desta história se nos apegarmos a um certo ponto de vista padrão!

Se você quer viver bem, aceite outros pontos de vista, diferentes do seu. Relaxe diante da realidade. Não tente persuadir as outras pessoas para que elas assumam a sua forma de pensar e agir. Permaneça aberto a todos os pontos de vista, sem prender-se a nenhum deles e você viverá muito mais feliz. Mesmo porque a existência é muito criativa e você pode aprender o tempo todo. Quando você se abre ao desconhecido, às novas informações, tudo fica mais fresco e a vida adquire uma graça, um colorido fantástico.

Você planeja algo, mas nem sempre as coisas acontecem da forma que você imaginou. Você pode ficar tenso e bravo com isso, mas pode também relaxar, ter senso de humor e aceitar os fatos como eles se apresentam. Nada de ficar culpando os outros pelo que aconteceu. Se você assumir a responsabilidade em cada momento sentir-se-á mais potente e senhor de seu próprio destino.

Todo problema traz em si uma oportunidade, portanto não o veja como algo que está contra você. Aproveite a oportunidade olhando para o momento com olhos criativos, pensando que pode transformá-lo em algo benéfico para si e para os outros.

Por isso não lute contra o momento presente, qualquer que seja ele. As coisas são como são. Tudo está certo e nada está errado.

Sergio Savian é consultor de relacionamentos, terapeuta há 27 anos
e autor do livro Amar vale a pena, da Editora Landscape.
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
www.sergiosavian.com.br