Câncer bucal: previna-se

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Câncer bucal: previna-se
A inspeção e hábitos saudáveis
ajudam a afastar esse mal

 

 Roseli Luppino Peres

O câncer oral se desenvolve a partir de uma célula que sofre desarranjos, localiza-se da garganta para frente, toda a porção visível da boca até os lábios. Seu local mais comum de incidência é o assoalho da boca, embaixo da língua e na porção lateral da língua e do palato mole. O câncer de lábio é mais freqüente em pessoas brancas e registra maior ocorrência no lábio inferior.

  
 
Os fatores de risco mais comuns associados ao câncer da boca são muitos: o tabagismo em qualquer forma (seja cigarro, charuto, cachimbo ou mascando) é responsável pela grande maioria desse tipo de câncer, consumo freqüente de álcool, dieta pobre em fibras, frutas, legumes e verduras aumentam o risco, ele é raro antes dos 45 anos, aumentando sua freqüência até os 65 anos. Exposição excessiva à radiação solar também contribui para o seu aparecimento nos lábios. Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento do câncer bucal como a má higiene, dentes quebrados  com faces pontiagudas ou afiadas, próteses mal adaptadas.

A detecção precoce é muito importante, o médico ou o dentista podem avaliar se o paciente corre mais risco de desenvolver um tipo específico de câncer por causa de sua história familiar e pelos seus hábitos, levando-o a se conscientizar de seus riscos e a estar atento a qualquer alteração que possa ocorrer na cavidade oral buscando o profissional para um diagnóstico precoce.

A inspeção é o melhor exame, pois o câncer bucal é de fácil visualização por apresentar lesões pré-cancerosas facilmente diagnosticáveis. Estas lesões se apresentam como lesões esbranquiçadas, avermelhadas, negras, feridas que não cicatrizam em duas semanas, caroços duros, inchaço, dificuldade para movimentar a língua, dificuldade para engolir, dormência na língua , qualquer um desses sinais merece um exame mais detalhado.

Dicas para o auto-exame

Para o auto-exame da boca, fique diante de um espelho, remova todas as próteses móveis, observe seu rosto, veja se há algum sinal que você não viu antes, observe se há manchas ou feridas nos lábios, abra a boca e estique a bochecha dos dois lados, ponha a língua para fora e observe sua parte superior, puxe a ponta da língua para o lado esquerdo e para o lado direito e observe as laterais dela, coloque a ponta da língua no céu da boca e examine a parte de baixo dela e o assoalho da boca, incline a cabeça para trás e examine o céu da boca, ponha a língua para fora e diga “A,A,A ....” e observe a garganta. Se você observar qualquer coisa estranha, procure um dentista para um exame mais específico.

Alguns estudos sugerem que a infecção pelo HPV (Vírus do Papiloma Humano) pode estar associada a um aumento do risco do câncer bucal, assim como do colo uterino. Detectar a presença dessa infecção, tratá-la quando necessário e fazer exames regulares podem diminuir o risco de desenvolver câncer oral.

O ideal é que se faça o auto-exame uma vez por mês para que qualquer alteração seja rapidamente detectada. Procurar o dentista sempre que algo esteja gerando dúvidas ou desconforto, como lesões provocadas por próteses ou dentes quebrados, favorece o diagnóstico e tratamento precoces.
Os métodos terapêuticos aplicáveis ao câncer de boca são a cirurgia, radioterapia e a quimioterapia, expressos por um bom prognóstico quando precocemente aplicados. O câncer bucal, quanto mais cedo for diagnosticado e tratado, maior será a chance de cura. A expectativa de cura varia de 85% a 100% quando diagnosticado e tratado na fase inicial.

Fonte:
*Dra. Roseli Luppino Peres é dentista especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares.
  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.