Marc Niess

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

 

Nas asas da terminação

Do início da aviação aos dias atuais, o segmento teve a contribuição de grandes pioneiros. Marc Niess é um deles

Keli Vasconcelos


O engenheiro Marc William Niess poderia chatear-se sobre a desvalorização de seus inventos. Aliás, ele até expressou isso publicamente (na revista Freqüência Livre, publicação voltada ao setor) sobre seu desânimo em relação à aviação brasileira. Mas não desistiu de seus sonhos.

Filho de alemães, Niess começou os estudos na Escola Politécnica da USP e o amor pelos aviões fez com que investisse mais em suas invenções. Ingressou em 1941 na Companhia Aeronáutica Paulista, onde participou de projetos do Paulistinha e da aeronave Planalto.
Na premissa de conseguir protótipos modernos, de baixo custo, alta performance e, principalmente, seguros, Niess desenvolve suas próprias aeronaves. Construiu em 1952, 68 modelos Niess 1-80 (chamadas de 5 FG) na Fábrica do Galeão, no Rio de Janeiro.
Avançamos para 1956 e Niess projeta o Niess 2-100, com diferenciais como decolagens em 10 metros e pousos em apenas 50 m, dois protótipos foram construídos, mas nenhum comercializado.
Mesmo nas turbulências, Niess continuou o vôo em seus protótipos. Mas perdurava ainda a questão sobre a segurança das cabines das aeronaves. Indo além da receita ‘tubos+solda’, criou uma solução, em forma de elos esféricos, como anéis, de fibra de vidro,para revestir as laterais das aeronaves, o que diminuiria o impacto nas quedas. A ‘engenhoca’ batizada de "Anéis Elíticos de Sobrevivência de Niess", ou simplesmente "Anéis de Niess", foi patenteada em 1977. A partir de então, o engenheiro aeronáutico Marc William Niess usou a adaptação em seus aviões e em outros projetos, sob encomenda.
Na casa dos 80 anos, Niess contabiliza hoje 30 projetos de aviões e também restaurou algumas aeronaves expostas no Museu Asas de um Sonho, localizado em São Carlos, interior de São Paulo. Os seus "Anéis" pararam na indústria automobilística e equiparão o novo modelo de "minicarro" de tecnologia nacional destinado somente para exportação.
Marc William Niess um pioneiro que voa nas asas da determinação.

 

Dia 17 de novembro de 2011, Marc Niess, conhecido como " Seu Marc", faleceu, uma pessoa brilhante que vai deixar saudade.