Saúde

Osteoporose

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Osteoporose e fraturas por compressão na coluna em idosos

Neste ano, o Dia Mundial da Osteoporose, 20 de outubro, tem como objetivo central alertar a população a respeito da gravidade de sofrer uma segunda fratura decorrente da osteoporose.

 

Leia mais: Osteoporose

 

Boas Notícias sobre Alzheimer

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Doença de Alzheimer revertida pela primeira vez

Cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, conseguiram reverter o Alzheimer em pacientes com a doença, há mais de um ano.

Os cientistas usaram a técnica de estimulação cerebral profunda, com elétrodos, para aplicar pulsos de eletricidade diretamente no cérebro, como noticiamos aqui no SoNoticiaBoa em novembro passado, antes da publicação da descoberta.

Leia mais: Boas Notícias sobre Alzheimer

 

Rodrigo Fonseca

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Como vão as suas oito saúdes?

Rodrigo Fonseca, presidente e fundador da Sociedade Brasileira da Inteligência Emocional no Brasil, sugere algumas oito grandes áreas denominadas “saúdes” com a meta de estarmos saudáveis em cada uma: física, espiritual, intelectual, familiar, profissional, financeira, social e ecológica.

1º SAÚDE - Física: 
• Descubra o que te dá prazer e FAÇA! Por exemplo, fazer academia ou dança de salão só porque está na moda não é boa opção. O exercício físico está ligado na nossa criança interior e se ela não gostar da atividade, ela o boicota com certeza. Por isso muitas vezes não conseguimos dar continuidade em algumas atividades que nos propomos a fazer.

Leia mais: Rodrigo Fonseca

   

Dr. Paulo

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

 

Incontinência Urinária

 

As incontinências, com destaque para a urinária, são doenças bastante prevalentes com a idade. Podendo ser definida como a perda involuntário de urina.

Estima-se que acima dos 75 anos 3 em cada 10 mulheres e 4 em cada 10 homens sofra de algum tipo de incontinência urinária. Apesar de sua importância, este tema não recebe a devida atenção.

Deve-se entender que trata-se de uma importante causa de institucionalizações e de um fator de risco importante para depressão e para quedas (outro grande tema em geriatria).

 

Leia mais: Dr. Paulo

 

Dr. Paulo

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

 

A Memória e a Idade

 

Como geriatra, frequentemente vêm à minha presença pacientes com queixas de memória. Frases frequentes: mas isso não é normal com a idade? Estou com medo de tratar-se de doença de Alzheimer...

 

Leia mais: Dr. Paulo

   

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL