Comportamento

Atleta de 76 anos é eleito mais belo idoso de SP em 2010

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

  Atleta de 76 anos é eleito mais belo idoso de SP em 2010

O aposentado Sebastião Pereira de Souza, de 76 anos, pai de dois filhos e avô de seis netos, é o mais belo idoso da cidade de São Paulo. Ele foi escolhido entre 25 finalistas com mais de 60 anos, em evento comemorativo ao Dia dos Pais promovido nesta quinta-feira, 5 de agosto, pela Secretaria de Estado da Saúde no Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG).

Casado há mais de 50 anos, pai de dois filhos e avô de seis netos, o vencedor do concurso é atleta amador e participa regularmente de provas de atletismo. Também não dispensa um jogo de truco. Concorrendo ao título pela primeira vez, não conteve as lágrimas após o anúncio do resultado, sob aplausos de cerca de 300 pessoas.

Sebastião aproveita aposentadoria para participar, há três anos, das atividades de cultura e lazer promovidos pelo IPGG. Este ano resolveu se candidatar no concurso de mais belo idoso.

"Sempre tive a esperança de ganhar o concurso, pois tudo o que me proponho a fazer, faço bem feito", afirmou nesta tarde.

Leia mais: Atleta de 76 anos é eleito mais belo idoso de SP em 2010

 

As relações afetivas do homem idoso

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

 As relações afetivas do homem idoso

 

Dorli Kamkhagi

 É importante situar o Universo que este homem que envelhece “está inserido”. Como são suas relações familiares, sua posição dentro desta família. Será que o lugar de provedor ainda continua?
Como são os seus vínculos com seus filhos, existe uma relação de trocas afetivas. Tem um lugar de respeito “dado a esta pessoa que transmitiu legados e lugares”.
Como são as trocas deste homem (afetivas sociais e de trabalho), que permeiam o seu  imaginário  que atravessa o fantasma “do envelhecer”.

Leia mais: As relações afetivas do homem idoso

 

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Não tenha medo de envelhecer
Ricardo Sanchez

“Todos querem viver por muito tempo, mas ninguém quer envelhecer”. Esta frase, atribuída a Benjamin Franklin, pode soar atual, apesar de ter mais de duzentos anos.

Na sociedade de hoje, é comum se observar o medo e a repulsa ao envelhecimento. “Muitos jovens acham que ficar velho é uma coisa muito ruim”, afirma a estudante Caroline Colunna, 20 anos. Um fator importante que pode determinar o receio do envelhecimento está nos próprios valores da sociedade atual, que supervaloriza os conceitos de beleza e do culto à juventude, e descrimina o não-jovem. A psicóloga Maria Fátima Barroso Barbosa, 50 anos, alerta: “Fico preocupada com algumas práticas estéticas que considero desnecessárias, como o uso de botox em mulheres de 20 anos.”

Leia mais: Não tenha medo de envelhecer

   

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Horário da Saudade:
Futebol de Salão para Maiores
Grupo transformou as sextas-feiras num dia muito especial

Leia mais: Horário da Saudade:

 

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

À luta, rapazes!

Aos poucos, talentos do passado vão sendo redescobertos

  

Leia mais: À luta, rapazes!

   

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL