Comportamento

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Uma amizade de verdade
Projeto incentiva o tratamento de idosos por meio de atividades com cães

 
Keli Vasconcelos


Amor: desejo de dedicação absoluta a outrem. Eis mais uma das definições encontradas no dicionário para este sentimento tão indescritível que movimenta o âmago dos seres humanos. E nessa etapa tão nobre como a terceira idade, amar significa companheirismo - que pode surgir entre indivíduos, mas que também é crescente entre idosos e animais domésticos.

Leia mais: Uma amizade de verdade

 

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Problema não é para ser solucionado

Edmar Oneda
 
 
Você já deve ter ouvido a expressão “preciso resolver o problema com o meu chefe” ou “preciso resolver o problema da minha família” com freqüência. Estamos sempre procurando soluções para os nossos problemas, acreditando, muitas vezes, que o problema está baseado no outro, ou no externo, e não em nós mesmos. 

Leia mais: Problema não é para ser solucionado

 

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Aceite outros pontos de vista
Sergio Savian

Quanto esforço! Quanta energia jogamos fora ao defendermos com unhas e dentes nosso próprio ponto de vista!

Conheço algumas mulheres que ficam magoadas porque os namorados não dão a atenção que elas gostariam de receber.  Ficam bravas e brigam. O rapaz diz que mais tarde estará disponível, mas ela não entende. Quer do seu jeito, quer pra já. Ao aceitarmos os fatos e as circunstâncias da maneira que se apresentam, muito sofrimento é evitado.

Assisti na TV a história de um homem na Bahia que vive na mesma casa com duas mulheres e quatro filhas. À primeira vista parece-nos impossível administrar dois amores de forma tão próxima e transparente. Mas abrindo mão de um ponto de vista convencional, quem viu a reportagem percebeu que a família entrevistada vive com muita harmonia e respeito de uns pelos outros. As mulheres são amigas entre si, cuidam muito bem das meninas e o pachá tem muito amor para dar a todas elas. Difícil acreditar na veracidade desta história se nos apegarmos a um certo ponto de vista padrão!

Se você quer viver bem, aceite outros pontos de vista, diferentes do seu. Relaxe diante da realidade. Não tente persuadir as outras pessoas para que elas assumam a sua forma de pensar e agir. Permaneça aberto a todos os pontos de vista, sem prender-se a nenhum deles e você viverá muito mais feliz. Mesmo porque a existência é muito criativa e você pode aprender o tempo todo. Quando você se abre ao desconhecido, às novas informações, tudo fica mais fresco e a vida adquire uma graça, um colorido fantástico.

Você planeja algo, mas nem sempre as coisas acontecem da forma que você imaginou. Você pode ficar tenso e bravo com isso, mas pode também relaxar, ter senso de humor e aceitar os fatos como eles se apresentam. Nada de ficar culpando os outros pelo que aconteceu. Se você assumir a responsabilidade em cada momento sentir-se-á mais potente e senhor de seu próprio destino.

Todo problema traz em si uma oportunidade, portanto não o veja como algo que está contra você. Aproveite a oportunidade olhando para o momento com olhos criativos, pensando que pode transformá-lo em algo benéfico para si e para os outros.

Por isso não lute contra o momento presente, qualquer que seja ele. As coisas são como são. Tudo está certo e nada está errado.

Sergio Savian é consultor de relacionamentos, terapeuta há 27 anos
e autor do livro Amar vale a pena, da Editora Landscape.
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
www.sergiosavian.com.br

   

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Amor na terceira idade

Terceira idade, segunda idade, primeira idade, existirá então uma quarta idade, uma quinta?

Ezio Moura Rinaldi

 

Desde quando Amor tem idade? Quem foi a execrável criatura, o ser doentio, o perverso maligno que inventou essa besteira?

Amamos desde o instante em que somos fecundados, amamos nossas células, nossa mãe, a comida que recebemos através de seu sangue, o carinho que nos faz através de sua barriga, a sua voz, a voz de nosso pai tentando desesperadamente fazer contato conosco como se fossemos um alienígena.

Leia mais: Amor na Terceira idade

   

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL