Ginástica Facial
Vamos malhar este rosto!
Para prevenir a flacidez dos músculos faciais e evitar uma futura cirurgia plástica, basta perder alguns minutos em frente ao espelho praticando exercícios específicos para o rosto. Homens e mulheres, vamos todos malhar!
Dra. Roseli Luppino Peres
A preocupação com o condicionamento físico faz com que um número cada vez maior de pessoas procure academias, clubes e outros lugares para se exercitar. Os exercícios servem para tonificar e fortalecer cada músculo do corpo. No entanto, esquecemos que temos no rosto uma quantidade imensa de músculos que não são fortalecidos nem tonificados, o que favorece a flacidez e o aparecimento de rugas.
Trabalhar a musculatura do sistema estomatognático (formado por todos os componentes da boca, como músculos, ossos, dentes e gengivas) e recuperar seu equilíbrio são importantes, pois é através dela que executamos funções como mastigação e deglutição, além de movimentos e expressões da face.
Mais um exercício para estimular as maças do rosto e os cantos da boca:
Com a boca bem aberta, dar um grande sorriso, relaxar e e repetir várias vezes. No final, fechar a boca lentamente.
Este exercício ajuda a musculatura da região das maçãs do rosto a ficar mais fortalecida (levanta as maçãs do rosto):
Contração dos músculos do nariz e da região média da face (expressão semelhante a de quando sentimos um cheiro ruim). Repetir pelo menos por 6 vezes o movimento de contração e relaxamento.
Outro exercício com o objetivo de levantar e firmar as maçãs do rosto:
Levantar a sobrancelha o mais alto possível e levantar o canto da boca também o mais alto possível. Um lado de cada vez.
É importante fazer o exercício pelo menos 6 vezes de cada lado. Relaxar a musculatura e soltar a sobrancelha.
Para suavizar a pele do pescoço:
Cabeça para traz. Fazer um bico o maior possível, contrair os cantos da boca para baixo (como se estivesse sorrindo com os cantos da boca para baixo).
Movimento de mastigação muito exagerado como se tivéssemos colocado uma grande porção de alimento na boca. Fechar a boca, colocando os dentes em contato. Relaxar e repetir o exercício.
Para suavizar o pescoço e o queixo duplo
Com a cabeça pendurada para trás, fazer movimentos de abertura e fechamento da boca.
Para suavizar o pescoço enrugado
Cabeça pendurada para trás. Levantá-la ao nível do corpo. Repetir o exercício várias vezes. (Observe como a musculatura do pescoço se contrai).
Para ajudar a diminuir o queixo duplo
Cabeça para traz, olhando para cima e colocando a língua para fora o máximo possível.
Este exercício se propõe a suavizar a pele nos cantos da boca e do queixo
Com os dentes anteriorizados se faz contração dos músculos do queixo e do lábio inferior, dobrando este último. Tentar forçar os cantos da boca para baixo. Repetir várias vezes.
Suavizar a pele do pescoço e colo
Com a cabeça bem inclinada para trás, contrair o queixo e o lábio inferior, dobrando este para fora. Sentir a contração que ocorre no pescoço.
Este exercício ajuda muito a evitar e diminuir as rugas do nariz e da boca
Contrair a musculatura dos lábios para dentro da boca, sobre os dentes. Depois, levar para frente, fazendo uma espécie de bico. Voltar à posição normal. Relaxar e repetir o exercício.
Serviços
*Dra. Roseli Luppino Peres é dentista especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares.
Fone/Fax: (11) 3661-8533 - sistemicaodont@aol.com