Memorial

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

 

Sábados Resistentes

Em janeiro, o Memorial da Resistência completou 14 anos! Inaugurado no dia 24 de janeiro de 2009, o museu foi criado a partir de uma demanda pela preservação das memórias da Ditadura Civil-Militar, ocupando o edifício que sediou por 43 anos o Deops/SP, uma das polícias políticas mais truculentas do país. 
Como parte da preservação dessa memória, nascem ainda em 2008 os Sábados Resistentes, promovidos a partir da iniciativa do Fórum de Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo.
Em 2023, os Sábados Resistentes completam 15 anos, e há 14 são realizados pelo Memorial da Resistência em parceria com o Núcleo Memória. Ao longo do tempo, a atividade se consolidou como um espaço aberto de educação em Direitos Humanos, promoção da memória política e exercício do pensamento crítico sobre ontem e hoje. 
Esse ano, o projeto se volta para o tema "Totalitarismo e Resistências", abordando diferentes ângulos sobre o crescimento de movimentos neofascistas e extremistas no Brasil e as formas de enfrentamento a esse fenômeno.
Confira a programação completa dos Sábados Resistentes no site do Memorial.